ÁREA DO ASSINANTE
  Esqueceu sua senha?  

Noticias | Compras sustentáveis têm aumento de 194%

Os números são referentes aos nove primeiros meses do ano

 

 

As compras sustentáveis realizadas pelo governo federal tiveram um crescimento de 194% na comparação dos nove meses de 2012 com o mesmo período de 2011. Neste ano, foram adquiridos cerca de R$ 25,8 milhões em bens e serviços que levam em consideração critérios ambientais, sociais e econômicos em todas as etapas do seu ciclo de produção. 

 

Computadores foram os bens mais adquiridos pelo governo federal durante os processos licitatórios sustentáveis, com uma representação de 39%. Logo em seguida estão as aquisições de papel  com 16,4% e de aparelhos de ar condicionado 15,7%. Nessas licitações, o pregão eletrônico figura como a principal modalidade, com uma representação de 99%.

Os Ministérios da Justiça, da Educação e da Defesa foram os órgãos de maior destaque durante esse período de 2012. Estas instituições responderam por 79% das contratações sustentáveis.

De acordo com o secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, a tendência de crescimento deve continuar nos próximos meses devido ao trabalho da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública (Cisap). “Devemos publicar ainda este ano uma norma para orientar o processo de compras sustentáveis pelos órgãos públicos”, explica.

A Cisap foi instituída com o objetivo de  implementar critérios, práticas e ações de sustentabilidade no âmbito da administração pública federal. A comissão é formada por representantes do MP e também dos ministérios: Casa Civil, Meio Ambiente, Minas e Energia, Ciência Tecnologia e Inovação, Fazenda, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e Controladoria-Geral da União.